Pontes para o Futuro 2015

3 - Prémio

Pontes para o Futuro
 

Apresentação dos projetos e seleção do vencedor

No dia 29 de setembro de 2015 pelas 14h30, nos Paços do Concelho, cada equipa constituída pelo(s) empreendedor(es) e pela organização realizará a apresentação dos projetos.

Processo e critérios de seleção do projeto vencedor

  • A seleção do projeto vencedor será realizada mediante a apresentação, por parte dos empreendedores / organizações concorrentes, em formato pitch, a um Júri constituído por 5 elementos.
  • Os projetos serão avaliadas pelo Júri, de acordo com os critérios definidos em regulamento.

Prémio

  • O empreendedor responsável pela ideia do projeto vencedor receberá um prémio no montante de 3.000 euros;
  • A Equipa do projeto vencedor, constituída por organização do 3º setor e pelo empreendedor, beneficiará de consultoria personalizada para apoio à implementação, monitorização e avaliação de impacto do projeto no valor de 5.000 euros.
 

Apoio Jurídico

Carlos Melo Brito

Pró-Reitor da Universidade do Porto com o pelouro das relações com empresas, inovação e empreendedorismo. Diretor do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Administrador da NET - Novas Empresas e Tecnologias, SA, Presidente do Conselho Deontológico da Associação de Turismo do Porto, Presidente do Conselho Geral do CEdUP - Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto, membro da Direção da Associação Portuguesa de Management e Cavaleiro da Confraria do Vinho do Porto. Professor de marketing na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e na Porto Business School onde tem exercido vários cargos de gestão e direção de programas. É autor ou coautor de mais de uma centena de artigos em conferências e revistas, assim como de seis livros na área da gestão. Tem participação regular em órgãos de comunicação social sobre temas de gestão, marketing, estratégia e empreendedorismo.


João Rafael Monteiro Koehler

Administrador executivo da Colquímica - empresa familiar fundada em 1953, pioneira na produção de colas de base aquosa e de colas “hot melt”, que exporta 90% da sua produção e está presente em 45 países. É também sócio e administrador da Colquímica Polska (ambas as empresas operam na área da química). Licenciado em Direito (área jurídico-económica) pela Universidade Católica (Porto), efetuou uma pós-graduação e um mestrado em Relações Internacionais. Depois de dois anos de exercício da advocacia e de um ano enquanto docente universitário, dedicou-se inteiramente à atividade empresarial. Para além da atividade na Colquímica, liderando a internacionalização da empresa e multiplicando por 20 a faturação, criou a sua própria empresa de consultadoria, assessorando multinacionais em projetos imobiliários em Portugal. Está envolvido em vários projetos industriais, destacando-se a criação da Elastictek, tendo finalizado recentemente o fund raising de 15 M. de euros para a produção de Polietileno e Elástico na zona centro de Portugal. Detém participações em startups, tais como a Imaginew, e várias empresas early stage, envolvidas quer em projetos de tecnologia autossustentável, quer em projetos de base tecnológica. Detém igualmente participações em patentes (smatcam). Integra o painel de investidores do programa televisivo Shark Tank Portugal. É Presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários. É também Presidente da Direção do Portugal Fashion, maior evento de moda em Portugal.


Miguel Neiva

Designer de Comunicação, com Mestrado em Design e Marketing, e também empreendedor social – Fellow Ashoka. Criou o ColorADD, sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Desde 2008 que está totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo - considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos "40 ideias para melhorar o mundo ". Na verdade, este código está já a ser implementado por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.



Paula Guimarães

Residências Montepio, formadora voluntária e Presidente do GRACE, em representação da Fundação Montepio, desde 2013. É ainda docente na Universidade de Aveiro e na Universidade Católica. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1988, Paula Guimarães iniciou a sua carreira profissional como advogada, tendo passado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde desempenhou funções de jurista na área da Ação Social, Chefe de Divisão da Ação Social Local e Assessora da Provedora. Mais tarde, assumiu o cargo de Chefe da Divisão de estudos e planeamento do desenvolvimento do Instituto para o Desenvolvimento Social em Lisboa. Antes de ingressar no Montepio Geral, desempenhou funções como Vice-Presidente do Instituto de Reinserção Social, tendo sido responsável pela coordenação nacional de centros educativos, do centro de documentação e da área da cooperação. Foi também membro do Conselho Nacional de Saúde Mental, Mercado Social de Emprego e da Comissão Nacional para a Política da Terceira Idade. Até 2009, ocupou o cargo de docente da licenciatura e pós-graduação em Gerontologia Social, sendo responsável pelas cadeiras de Direito e Direito das pessoas idosas em algumas universidades e institutos do setor público, privado e cooperativo. É ainda Oficial da Ordem de Mérito e autora de artigos e publicações científicas nesta área.

Raquel Castello-Branco

É licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica do Porto e possui MBA – Gestão e Administração de Empresas. Administradora Executiva da Fundação Porto Social e Membro do Conselho Diretivo do Centro de Inovação Social do Porto. É Presidente do Réseau International des Cités des Métiers.
Foi Coordenadora Executiva da Pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Social, ministrada pela Fundação Porto Social e foi júri de vários Bootcamps em Empreendedorismo Social.Integrou o painel de peritos da 5.ª edição do iUP25k - Concurso de ideias de negócio, promovido pela Universidade do Porto. Foi docente na Universidade Católica do Porto e no Instituto Superior de Ciências da Saúde.

Entrega de prémios – 29 de setembro de 2015 – Paços do Concelho do Porto

Painel de Investimento Social – dia 7 de outubro de 2015 – na Quinta de Bonjóia

Barras de Logo Patrocinadores