Pontes para o Futuro 2015

1 - Problema

Pontes para o Futuro

CANDIDATURA E SELEÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Destinatários da fase de Candidatura e Seleção das Organizações

Podem candidatar-se quaisquer organizações do 3º setor que cumulativamente:

a) Se encontrem legalmente constituídas;

b) Identifiquem um problema concreto no âmbito da sua intervenção, no Concelho do Porto, apto a ser resolvido através de uma iniciativa empreendedora.

Formalização da Candidatura das Organizações

As candidaturas deverão ser apresentadas em formulário próprio, disponível abaixo, ou enviadas as Fichas de Candidatura preenchidas para o endereço de email cisporto@bonjoia.org

Fases e Prazos da Candidatura e Seleção das Organizações

O período de candidaturas das organizações decorre de 9 a 31 de março de 2015;

Processo e Critérios de Avaliação e Seleção das Organizações

As candidaturas apresentadas serão alvo de uma análise para verificação das condições de elegibilidade do problema e por uma Comissão Técnica a constituir pela Fundação Porto Social.

As candidaturas serão avaliadas pelo júri, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a) Clareza na identificação do problema;
b) Grau de importância do problema;
c) Viabilidade do problema ser resolvido por uma ideia/projeto empreendedor.

Será selecionado um número máximo de 10 organizações.

António José Pereira da Silva Marques

Doutorado em Psicologia, é atualmente Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto e Presidente do Conselho Técnico-Científico e da Comissão de Ética da Escola de Saúde da mesma Instituição. Como professor e investigador tem-se dedicado a temas relacionados com a Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental, Exclusão Social e Empreendedorismo e Inovação Social, domínios onde coordena vários mestrados e pós-graduações, projetos de I&D e teses de mestrado e doutoramento, destacando-se neste âmbito a Pós-graduação Internacional em Empreendedorismo e Inovação Social do Instituto Politécnico do Porto em grau conjunto com a Universidade de Vic, Barcelona e parceria para a edição portuguesa com o Instituto de Empreendedorismo Social e Santa Casa da Misericórdia do Porto. É autor de vários livros, artigos e comunicações científicas nestes temas. É também Codiretor do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP/ESTSP, do Porto Interactive Neurosciense Group e do Grupo de Investigação em Reabilitação Psiquiátrica do Centro Hospitalar de S. João. Integra ainda a Comissão Coordenadora da Rede de Reabilitação Psicossocial de Pessoas com Doença Mental da Área Metropolitana do Porto.


Rui Pedroto

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota. Entre 2002 e 2005 foi Diretor do Centro Distrital de Segurança Social do Porto. Ao longo do seu percurso profissional assumiu diversos cargos de direção no Grupo Mota-Engil.


Sara Garrido

Licenciada em Economia com uma especialização em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos e Mestre em Economia Social. Apaixonada pelo poder transformador das Organizações de Economia Social, iniciou a sua atividade profissional na Cruz Vermelhe Portuguesa – Delegação de Espinho, no qual exerceu funções de gestão, passando por diversas organizações a título voluntário. Participou no Estudo “Diagnóstico às ONG´s em Portugal” da Fundação Calouste Gulbenkian, como Investigadora da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, e encontra-se, atualmente, a colaborar com a UDIPSS-PORTO desde novembro de 2014.

Data: 17/03/2014
Horário: 14h30
Duração: 3 horas
Formação: “Social Value Generator” & concretização do problema
Local de realização: Quinta de Bonjóia, Rua de Bonjóia, 185, Porto

Data: 23/03/2014
Horário: 14h30
Duração: 3 horas
Formação: "Partilha e definição dos problemas a candidatar"
Local de realização: Quinta de Bonjóia, Rua de Bonjóia, 185, Porto

Data: 17/04/2014
Horário: 14h30
Duração: 3 horas
Formação: Sessão formativa para clarificação da comunicação dos problemas
Local de realização: Quinta de Bonjóia, Rua de Bonjóia, 185, Porto

Identificação do Problema: Apresentação Projeto às Organizações.

Identificação do Problema: Ação de Formação às Organizações.

Identificação do Problema: Ação de Formação às organizações: Clarificação da comunicação dos problemas.

Barras de Logo Patrocinadores