Pontes para o Futuro 2014

2 - Cidadãos Ativos

Pontes para o Futuro Lab Organizações Cidadãos Ativos Match Final Acompanhamento
 
Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresenta a tua ideia

CANDIDATURA E PRÉ-SELEÇÃO DE IDEIAS INOVADORAS

Destinatários da Fase de Candidatura e Pré-Seleção de Ideias Inovadoras

  1. Podem candidatar-se pessoas singulares, individual ou coletivamente.
  2. A idade mínima dos candidatos é de 18 anos, completos até à data do término do prazo de apresentação das candidaturas.
  3. Os candidatos devem propor uma solução inovadora para qualquer um dos desafios selecionados de acordo com o disposto no artigo 6º e divulgadas de acordo com o artigo 7º do presente regulamento.
  4. As ideias a concurso deverão ser originais, sendo os seus proponentes responsáveis, em todos os termos legais, pela sua autoria.
  5. Não é permitido ao empreendedor estabelecer contacto com a organização nesta fase, nem ter com ela qualquer vínculo profissional ou outro.

Fases e Prazos da Candidatura e Pré-Seleção de Ideias Inovadoras

Período de candidaturas por parte dos empreendedores: 26 de junho de 2014 a 31 de julho de 2014:

Avaliação e seleção das candidaturas: 1 de agosto a 10 de setembro de 2014

Processo e Critérios de Avaliação das Candidaturas e Pré-Seleção de Ideias Inovadora

As candidaturas serão alvo de uma análise para verificação das condições de elegibilidade do desafio.
Será selecionado um número máximo de 10 candidaturas de ideias por cada desafio.
As candidaturas serão avaliadas pelo júri, de acordo com os seguintes critérios de avaliação: a) Grau de inovação da ideia apresentada; b) Adequação da ideia ao problema; c) Capacidade de gerar impacto social sistémico, reduzindo o(s) problema(s) social(ais) identificado(s); d) Viabilidade, sustentabilidade e eficiência da ideia; e) Perfil do empreendedor e envolvimento no projeto; f) Aproveitamento, pelo projeto, de recursos da região;

Formação dos empreendedores e aprofundamento das ideias

Mentoring individual e/ou grupo, prestado por parceiros especializados para clarificação das ideias. Será destacado um mentor por cada desafio que fará a ponte entre os empreendedores/ideias e as organizações, para gradual desenvolvimento da ideia em projeto.
Formação e capacitação dos empreendedores e preparação para apresentação em formato pitch.

Formalização da Candidatura por Parte dos Cidadãos Empreendedores

As candidaturas deverão ser apresentadas em formulário próprio ou download do documento.

Ana Bicho

Mestre em Engenharia dos Materiais pela Universidade Nova de Lisboa e com um MBA da Escola de Gestão do Porto (EGP/UPBS) é atualmente Diretora Operacional e de Recursos Humanos da Adclick, Lda. Trabalhou 7 anos na Solar Plus, produção de módulos solares SA, com funções de direção Operacional e de Investigação e Desenvolvimento. Para além da carreira técnica foi também desafiada profissionalmente a desempenhar funções de Gestão para as quais contribuíram as competências em: Qualidade, Segurança/Saúde (SHST) e Ambiente coordenando a implementação e certificação dos 3 sistemas integrados, incluindo o registo EMAS (European Eco-Management and Audit Scheme), bem como a Garantia da Qualidade do Produto e sua Certificação. Durante 10 anos, desempenhou funções na Qimonda Portugal SA, em praticamente todas as áreas do departamento da qualidade, incluindo Laboratórios


Ana Reis

Assistente social, formadora e animadora sóciocultural, possui experiência de trabalho social em diversas áreas (educação, saúde, emprego, desenvolvimento comunitário) adquiridas em contexto nacional e internacional. Salienta-se a experiência em trabalho comunitário em projetos de intervenção social da Santa Casa da Misericórdia da Maia: Projeto LIDADOR (Contrato Local de Desenvolvimento Social) e Bué d’Escolhas – E5G (Programa Escolhas). Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social e formações em gestão de projectos. Co-fundadora do projeto Percurso das Memórias - Turismo Comunitário


Cláudia Costa

Responsável e avaliadora do Centro de Inovação Social do Porto (CIS Porto). Colaboradora da Fundação Porto Social, desde 1996, envolvida durante a maior parte deste período, na coordenação e execução de programas de intervenção comunitária , integrados no II e III Quadros Comunitários de Apoio. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social do Porto em 1993.


Daniel Teixeira Coelho

Diretor de Projetos da Fundação Porto Social desde 2008, com responsabilidades na coordenação do Centro de Inovação Social do Porto. Licenciado em Psicologia, área científica de Psicologia do Comportamento Desviante, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1996. MBA Executivo, pela Porto Business School, em 2009.


Helena Silva

Advogada. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Pós Graduada em Empreendedorismo e Inovação Social - Fundação Porto Social e IES. É especialista operacional em grupos bancários como BPN e Montepio. Autora de artigos jurídicos no âmbito do regime jurídico do cultivo transgénicos em Portugal. É Cofundadora e Presidente de Direção da 1000Rostos Assoc. Ação Social e do projeto Vintage for a Cause desde Março 2013. Formadora, tem participado como oradora em diversos eventos de empreendedorismo social.


João Proença

Doutor em Ciências Empresariais. É Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2010. Investigador do Advance - Centro de Investigação Avançada em Gestão do ISEG, Universidade de Lisboa (2008-…), Unidade de I&D classificada pela FCT do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorAáreas de Intervenção Profissional e Social: Organizações Sem Fins Lucrativos; Gestão de Serviços Públicos; Gestão Empresarial; Ligação entre a Indústria e Serviços; Marketing de Serviços.


José Paixão

Em 1999, José Paixão é selecionado para representar Portugal no United World College USA. Sai de casa com 15 anos por um caminho inesperado que o leva a ser bolseiro no Middlebury College, forma-se em Arquitetura no Reino Unido realiza uma pós-graduação na Áustria. Em 2011, é distinguido pela Fundação Gulbenkian com o prémio "FAZ - Ideias de Origem Portuguesa" e regressa para por em prática o seu projeto de reabilitação urbana para a baixa portuense Arrebita! Porto.


Maria Lencastre

Mestre em Migrações e pós-graduada em Empreendedorismo e Inovação Social, pela Fundação Porto Social. É Coordenadora de Rede da ESLIDER- PORTUGAL.


Miguel Alves Martins

É um dos cofundadores do IES e é atualmente o presidente da Direção. É também professor assistente na Nova School of Business and Economics. Foi cofundador da Beyond. Participou ativamente no lançamento de diversos projetos sociais como a TESE, GASNOVA, Pais Protetores, Bolsa de Valores Sociais, ESLider, entre outros. Tem um Global Executive MBA pelo INSEAD, um mestrado em Economia Social pelo ISCTE e um Certificado Profissional em Gestão de organizações não lucrativas pela Kellogg School of Management. As suas áreas de interesse são o Empreendedorismo Social, Gestão de organizações não lucrativas, Modelos de Negócio e Estratégias base da pirâmide.


Miguel Neiva

Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho. Fez um curso de Empreendedorismo Social, IES – ISEAD. É o criador do ColorADD, sistema de identificação de cores para daltónicos, estando dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação universal e inclusivo. Embaixador da Criatividade do Programa “Olimpíadas da Criatividade”, é docente da Pós Graduação Internacional em Empreendedorismo Social e Desenvolvimento do Território” – ESTSP (Politécnico do Porto) e UVIC (Univ. Barcelona). É Professor Convidado na ESPM, S. Paulo, Brasil. É o primeiro fellow em Portugal da Ashoka, a maior instituição global de empreendedores sociais.


Miguel Portela

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem realizado diversos cursos de formação nas áreas da gestão, liderança, recursos humanos e logística, lecionados pela Porto Business School, IESE Barcelona, London Business School, IMD Lausanne, entre outros. Administrador e Diretor Geral da Área Corporate do Grupo Bial, tendo neste último, os seguintes pelouros: Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Logística. É também Administrador da Fundação Bial.


Nuno Sousa Pereira

Presidente da Direção da Porto Business School. Doutorado em Microeconomia Aplicada pelo departamento de Health Care Management and Economics da Wharton Business School, Universidade da Pensilvânia. Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças e da Administração Pública. Foi representante de Portugal no Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento. Presidiu à representação de Portugal nos Comités de Política Económica da OCDE e da Comissão Europeia. Representou Portugal no Banco Mundial, no Banco Interamericano de Desenvolvimento, no Banco Africano de Desenvolvimento e no Banco Asiático de Desenvolvimento. Foi Prémio Fundação Eng.º António de Almeida.


Ricardo Luz

Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pós-graduação em Jornalismo Politico, pela Universidade Católica e Mestre em Design for Sustainability, pela Cranfield University, UK. Sócio-fundador e Director Geral da Gestluz Consultores, e Presidente do CA da Invicta Angels, SGPS, SA e Sócio-fundador e Administrador Único da IA-FCI, Indústrias Criativas, SGPS, SA. Fundador e Presidente do Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, Fundador e Vice-Presidente da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, Board Member of EBAN – European Business Angel Network, e Promotor do Movimento Regionalista Norte Sim!


Teresa Chaves

Diretora da Cidade das Profissões desde Janeiro de 2009. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e pós-graduada em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade profissional como investigadora na área do comportamento desviante e dos dispositivos de segurança urbana, tendo exercido essa atividade no Observatório Permanente de Segurança do Porto e no Centro de Investigação dos Problemas Sociais, este último integrado no Programa Municipal de Combate à Exclusão Social da Câmara Municipal do Porto.

Gabriela Silva

Consultora independente em Avaliação, Formação e Investigação e Gestora de projetos na 4Change - Comunidades Ativas. Mestre em Estudos Africanos pela Universidade do Porto e especialista em Educação, Igualdade de Género e Inovação Social. Experiência em: Avaliação de Impacto, SROI, desenvolvimento e implementação de Sistemas de M&E, Teorias da Mudança, Gestão de Projetos, Educação Não Formal, Metodologias de investigação participativas e qualitativas. Trabalhos realizados na Europa, em Angola, Quénia e Moçambique para diversos clientes (ONU, EU, ONGD portuguesas e internacionais, instituições públicas e investidores sociais).


David M. Cardoso

Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão, desenvolve a sua atividade atual como CEO numa empresa de consultoria e assessoria estratégica Bracing Consulting e Bracing Social Innovation. O seu trajeto profissional verificou-se na área da consultoria em estratégia e gestão de organizações. Exerceu outros cargos, externamente à Bracing Consulting, nomeadamente: Assessor da empresa. Administração; Diretor Executivo; Empreendedor (setor privado) e Empreendedor Social; Business Advisor Coordenador de (start-up; Start-up da economia social; empresas já instaladas no mercado);Projetos de Gestão da Inovação; Conferencista convidado em vários eventos (sobre estratégia, gestão empresarial, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de empresas e negócios. É membro da ESLIDER


Nuno Santos

28 anos, Eng.º Químico Empreendedor/Empreendedor Social
Coordenador Geral da Associação das Escolas Jesus, Maria, José
Diretor Financeiro do Grupo PMEsaude Administrador
DoctorGummy Promotor ISI – Incubadoras Sociais Informa Promotor Fresh4U
Vencedor do Prémio Cidadãos Ativos da Europa 2013


Ana Bento

Em 2008 entra numa organização internacional sem fins lucrativos, a Cidade das Profissões, onde exerce até aos dias de hoje as funções de consultora de percursos profissionais. Entre 2009 a 2012 acumula as funções de consultora de percursos profissionais e de gestora do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, no Centro Histórico do Porto. Neste último, recebe o Prémio European Enterprise Promotion Awards 2012, 2º lugar na categoria Melhoria do Ambiente Empresarial. Licenciou-se em Psicologia Clínica pela Universidade Fernando Pessoa. Atualmente frequenta o Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia do Porto (FEP).


Ângelo Paupério

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. Coordenador de Rede da ESLIDER PORTUGAL - Rede Nacional de Líderes do Terceiro Sector entre Outubro de 2012 e Dezembro de 2013, até se tornar Coordenador Geral da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS - Porto), cargo que desempenha desde Janeiro de 2014. Co-autor, com Carlos Azevedo, do "Manual Ave Social 3.0 - Construindo Pontes Para o Empreendedorismo Social" e de diversos artigos em publicações e websites dedicados ao Terceiro Sector.


Helder Sampaio

Licenciado em Psicologia. Formação em Empreendorismo Social pelo INSEAD Social Entreprneurship Programme. Membro da ESLIDER Portugal – Rede de líderes do terceiro setor. Membro da Comissão Cientifica e docente da Pós-Graduação Internacional de Empreendedorismo Social e Desenvolvimento do Território, no Instituto Politécnico do Porto. Responsável pela área de empreendedorismo social, da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Membro do Conselho Executivo do Fundo de Investimento Social, membro do Conselho Operacional e do Conselho de Seleção e Acompanhamento de Projetos do Banco de Inovação Social. Coordenador da Plataforma Operacional do Porto.

1º Sessão Formativa / Geração de Valor Social

Data: 15/09/2014
Horário: 10h00 às 13:00 
Duração: 3 horas Programa: Introdução à Inovação Social Explicação da ferramenta e conceitos base subjacentes
Exercício prático de aplicação da ferramenta Avaliação da sessão
Local de realização: Quinta de Bonjóia / Rua de Bonjóia nº 185
Formador: Carlos Azevedo / Eslider

2º Sessão Formativa / Comunicação

Data: 22/09/2014
Horários:
10h30 às 12:30 (Grupo 1)
14h30 às 16:30 (Grupo 2)
Duração: 2 horas
Programa: Como preparar uma apresentação Postura em palco Voz, olhar e linguagem corporal Suportes audiovisuais
Local de realização: Quinta de Bonjóia / Rua de Bonjóia nº 185
Formador: Luís Simões / GetSkilled

Mentoria:

- 16 a 19 de Setembro de 2014
- 23 a 29 de Setembro de 2014

Local e hora a combinar entre cada mentor e os empreendedores

 
Brevemente